Peixe de Aquário: Peixe Papagaio blood, porque gostei tanto dele

Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Peixe Papagaio blood, porque gostei tanto dele

Aqui vou descrever este peixe magnífico onde é admirado por uns e nem tanto por outros, pois ele é um Ciclídeo híbrido, criado em laboratório a partir de duas espécies distintas e por isso causa muitos debates em fóruns e sites.
Mas meu objetivo não é de debater e sim de falar sobre a espécie, o que acho e minha experiência com ela.
Ao total desde o início fui proprietário de 5 exemplares e hoje possuo um casal, como sou meio inquieto fiz algumas trocas até obter os exemplares que eu queria e também tive o prazer de presentear um amigo com um onde ele ainda o possui e nesta data de hoje já deve estar com aproximadamente 6 anos de idade.
Bom vamos lá!
Como disse ele é híbrido e não se sabe ao certo qual as espécies que fizeram parte desta hibridização mas há relatos de que são entre as espécies Cichlassoma Citrinellum X Cichlassoma Synspillum.
Depois de alguns anos foram surgindo outras hibridizações que deram origem ao Papagaio King kong onde este consegue fechar a boca normalmente, é maior e forma o famoso "galo" em sua cabeça, comuns em ciclídeos do gênero Cichlassoma, além de se reproduzir com mais facilidade.
O Papagaio blood, que é o que eu possuo, por ser híbrido possui uma taxa de fertilização extremamente baixa, principalmente os machos onde a infertilidade chega a mais de 95%.
Veja foto de meu Papagaio macho:






As fêmeas geralmente conseguem se reproduzir mas em sua maioria com outras espécies como por exemplo o Nigrofasciatus (Acará do Congo), Texas blue, Ciclídeo Labiatus, Red devil entre outros.
Veja minha fêmea:




Estes são peixes que eu desejei por um bom tempo, mas na época eu não tinha condições de adquirir peixes com o preço tão elevado, pois há alguns anos atrás eles eram ainda mais caros que são hoje.
Depois que consegui comprar meu primeiro papagaio eu me apaixonei por seu comportamento e sua inteligência, pois em pouco tempo ele já me reconhecia e comia em minha mão, digo isto com certeza porque ele vinha pegar ração na mão quando apenas eu o alimentava.
Outra paixão que sempre tive foram os Ciclídeos Africanos e quis conciliar as duas espécies para conviverem no mesmo aquário.
Como sempre ouvi que ele era tolerante ao ph onde poderia viver desde o ph ácido 6,6 até o alcalino em 8.0 eu resolvi arriscar.
Posso relatar com certeza que eles não só vivem bem em um ph 7.8/8.0 como desovam frequentemente, praticamente um vez por mês.
Sempre os comprei filhotes com 5cm em média, dos que já tive todos ficaram adultos, desovaram e estão com saúde nestes últimos 6 anos, pois mesmo os que não estão comigo hoje, ainda sei com quem estão.
Não sei se esta tolerância pode ser devido a hibridização, mas tem outras espécies que também toleram um ph mais alto e nem por isso são híbridos.
Como os Ciclídeos Nigros por exemplo, são Ciclídeos americanos e mantidos muito frequentemente com africanos, onde algumas pessoas até acham que são africanos.
Quem deseja ter um Papagaio, deve possuir um aquário de pelo menos uns 200 litros que seria o ideal e poderia manter até um casal com outros ciclídeos de médio porte e de agressividade moderada.
Apesar de ser um tanto agressivo, ele geralmente não consegue fazer estragos sérios em outros peixes devido a deformidade em sua boca o que não permite ter uma mordida forte, mas mesmo assim seus ataques podem extressar peixes mais frágeis.
Eles são um pouco bagunceiros, pois removem cascalhos, fazem buracos, arracam plantas e decoram o aquário de seu geito.
Por ser um peixe bastante inteligente, podendo aprender a comer na mão e deixar acariciar-se, pode ser criado como petfish.
Eles vivem bem a uma temperatura entre 24 a 28 graus.
Ph 6.4 a 8.0.
Podem chegar a 25cm ou mais, mas em sua grande maioria ficam em torno de 15cm a 18cm.
Uma coisa bem legal é que são muito resistente a doenças, os meus mesmo nunca adoeceram.
Mas isto não significa que você deve relaxar com os cuidados no aquário.
O aquário deve possuir boa filtragem, em média 8 vezes a litragem do aquário.
Deve possuir termonstato, iluminação e a TPA (troca parcial de água) deve ser feita no mínimo quinzenalmente ou semanalmente substituindo 30% da água do aquário por água nova e condicionada.
A diferença de macho e fêmea quando a gente compra eles é quase imperceptível.
O que eu consegui reparar neles já adultos é que na região anal do macho quando está apto a reproduzir, aparece um pequeno tubo afinado, voltado para trás como se fosse uma vírgula.
Na fêmea aparece também mas não fica afinado, fica como um tubinho onde o formato se dá a passagem dos ovos.
Bom, se você deseja ter um Peixe desse por muito tempo, basta manter um aquário saudável e dedicar muito carinho a ele e será retribuído com um peixe saudável, inteligente e sempre feliz em seu aquário.
Se um dia quiser se desfazer dele ou qualquer outro peixe ornamental.
Troque em lojas, doe a amigos aquaristas ou venda.
Mas nunca, nunca solte ele em córregos, represas, lagos ou rios naturais, pois isto pode trazer um prejuízo descomunal para as espécies nativas.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário