Peixe de Aquário: setembro 2016

Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Peixe Papagaio blood, porque gostei tanto dele

Aqui vou descrever este peixe magnífico onde é admirado por uns e nem tanto por outros, pois ele é um Ciclídeo híbrido, criado em laboratório a partir de duas espécies distintas e por isso causa muitos debates em fóruns e sites.
Mas meu objetivo não é de debater e sim de falar sobre a espécie, o que acho e minha experiência com ela.
Ao total desde o início fui proprietário de 5 exemplares e hoje possuo um casal, como sou meio inquieto fiz algumas trocas até obter os exemplares que eu queria e também tive o prazer de presentear um amigo com um onde ele ainda o possui e nesta data de hoje já deve estar com aproximadamente 6 anos de idade.
Bom vamos lá!
Como disse ele é híbrido e não se sabe ao certo qual as espécies que fizeram parte desta hibridização mas há relatos de que são entre as espécies Cichlassoma Citrinellum X Cichlassoma Synspillum.
Depois de alguns anos foram surgindo outras hibridizações que deram origem ao Papagaio King kong onde este consegue fechar a boca normalmente, é maior e forma o famoso "galo" em sua cabeça, comuns em ciclídeos do gênero Cichlassoma, além de se reproduzir com mais facilidade.
O Papagaio blood, que é o que eu possuo, por ser híbrido possui uma taxa de fertilização extremamente baixa, principalmente os machos onde a infertilidade chega a mais de 95%.
Veja foto de meu Papagaio macho:






As fêmeas geralmente conseguem se reproduzir mas em sua maioria com outras espécies como por exemplo o Nigrofasciatus (Acará do Congo), Texas blue, Ciclídeo Labiatus, Red devil entre outros.
Veja minha fêmea:




Estes são peixes que eu desejei por um bom tempo, mas na época eu não tinha condições de adquirir peixes com o preço tão elevado, pois há alguns anos atrás eles eram ainda mais caros que são hoje.
Depois que consegui comprar meu primeiro papagaio eu me apaixonei por seu comportamento e sua inteligência, pois em pouco tempo ele já me reconhecia e comia em minha mão, digo isto com certeza porque ele vinha pegar ração na mão quando apenas eu o alimentava.
Outra paixão que sempre tive foram os Ciclídeos Africanos e quis conciliar as duas espécies para conviverem no mesmo aquário.
Como sempre ouvi que ele era tolerante ao ph onde poderia viver desde o ph ácido 6,6 até o alcalino em 8.0 eu resolvi arriscar.
Posso relatar com certeza que eles não só vivem bem em um ph 7.8/8.0 como desovam frequentemente, praticamente um vez por mês.
Sempre os comprei filhotes com 5cm em média, dos que já tive todos ficaram adultos, desovaram e estão com saúde nestes últimos 6 anos, pois mesmo os que não estão comigo hoje, ainda sei com quem estão.
Não sei se esta tolerância pode ser devido a hibridização, mas tem outras espécies que também toleram um ph mais alto e nem por isso são híbridos.
Como os Ciclídeos Nigros por exemplo, são Ciclídeos americanos e mantidos muito frequentemente com africanos, onde algumas pessoas até acham que são africanos.
Quem deseja ter um Papagaio, deve possuir um aquário de pelo menos uns 200 litros que seria o ideal e poderia manter até um casal com outros ciclídeos de médio porte e de agressividade moderada.
Apesar de ser um tanto agressivo, ele geralmente não consegue fazer estragos sérios em outros peixes devido a deformidade em sua boca o que não permite ter uma mordida forte, mas mesmo assim seus ataques podem extressar peixes mais frágeis.
Eles são um pouco bagunceiros, pois removem cascalhos, fazem buracos, arracam plantas e decoram o aquário de seu geito.
Por ser um peixe bastante inteligente, podendo aprender a comer na mão e deixar acariciar-se, pode ser criado como petfish.
Eles vivem bem a uma temperatura entre 24 a 28 graus.
Ph 6.4 a 8.0.
Podem chegar a 25cm ou mais, mas em sua grande maioria ficam em torno de 15cm a 18cm.
Uma coisa bem legal é que são muito resistente a doenças, os meus mesmo nunca adoeceram.
Mas isto não significa que você deve relaxar com os cuidados no aquário.
O aquário deve possuir boa filtragem, em média 8 vezes a litragem do aquário.
Deve possuir termonstato, iluminação e a TPA (troca parcial de água) deve ser feita no mínimo quinzenalmente ou semanalmente substituindo 30% da água do aquário por água nova e condicionada.
A diferença de macho e fêmea quando a gente compra eles é quase imperceptível.
O que eu consegui reparar neles já adultos é que na região anal do macho quando está apto a reproduzir, aparece um pequeno tubo afinado, voltado para trás como se fosse uma vírgula.
Na fêmea aparece também mas não fica afinado, fica como um tubinho onde o formato se dá a passagem dos ovos.
Bom, se você deseja ter um Peixe desse por muito tempo, basta manter um aquário saudável e dedicar muito carinho a ele e será retribuído com um peixe saudável, inteligente e sempre feliz em seu aquário.
Se um dia quiser se desfazer dele ou qualquer outro peixe ornamental.
Troque em lojas, doe a amigos aquaristas ou venda.
Mas nunca, nunca solte ele em córregos, represas, lagos ou rios naturais, pois isto pode trazer um prejuízo descomunal para as espécies nativas.




 


Parasita Piolho de Peixe - Argulose (Argulus)

Doença conhecida como Argulose que é causada por um crustáceo Argulus Sp conhecido popularmente como Piolho de Peixe.
Esta doença é causada principalmente em lagos e em peixes ciprinídeos como Kinguios e Carpas, porém pode ser encontrada em outros peixes de água doce, como este da foto que é de uma aquarista conhecida minha e cuidadosa com seus peixes, porém não pode evitar, mas pode tratá-lo e ele se encontra recuperado.
Veja as imagens:





O crustáceo se alimenta da epderme e fluídos sanguíneos do seu hospedeiros o tornando abatido e visivelmente desnutrido.
O local do ataque fica avermelhado e pode abrir caminho para infecções de fungos e bactérias.
Ele é visível a olho nú e pode ser retirado com uma pequena pinça e o peixe deve ser colocado em aquário hospital e bem alimentado durante este período.
Mesmo após a remoção do parasita o peixe deve ser medicado, um medicamento conhecido para este tratamento é o Sera Cyprinopur  que também é eficaz contra hidropsia, basta seguir rigorosamente a bula.
Melafix também é um excelente medicamento natural que pode ser usado após o tratamento do peixe para evitar qualquer proliferação de bactérias ou fungos caso ainda haja lesões em seu corpo causadas pelo parasita.

Flagelados intestinais nos peixes, sintomas e tratamento

Existe uma doença bem preocupante que incomoda muito os peixes, apesar de ser chata não é impossível de ser tratada.
Ela é causada por Protozoários Flagelados que é o nome mais conhecido por aquaristas, mas também conhecido por Hexamitas e eu chamo de doença dos flagelados.
Ela é uma doença  que ocorre principalmente com Discos, Bandeiras e Jack Dempsei (especialmente a variante Neon Blue), mas pode atacar outros ciclídeos e algumas outras espécies.
O peixe afetado apresenta os seguintes sintomas:
No início costuma até vir a superfície buscar o alimento mas pega e cospe sempre, depois de um tempo para de comer.
Discos e Jack Neon Blue, muitas vezes ficam com a cor escura por decorrência da doença.
Sua fezes passam a ficar com aspecto transparente e as vezes finas como um fio de nylon, isso quando não para de defecar.
Além disso o peixe emagrece muito.
Esta doença é contagiosa então separe o peixe assim que perceber os primeiros sintomas.

No mercado de aquarismo existem medicamentos eficazes contra este problema, como por exemplo o Sera Flagelol.
Mas existem medicamentos voltado a seres humanos que podem ser usados e tão eficazes como os próprios para os peixes, com a vantagem do preço ser muito inferior.
Você pode encontrar em drogarias o Flagyl 400mg ou simplesmente o genérico com o nome da própria fórmula; Metronidazol 400mg.

O tratamento é feito com 1/4 do comprimido de 400mg para cada 40 litros de água.
Existem comprimidos de 200mg, mas daí basta usar 1/2 comprimido para 40 litros invés de 1/4.
Faça Tpa de 30% a cada dois dias durante o tratamento que deverá durar 10 dias.
Mesmo que o peixe apresente melhora não interrompa, pois o problema poderá voltar e mais resistente ao medicamento.
A temperatura da água deve ser ajustada para 34 graus, pois se trata de um medicamento destinado a seres humanos cuja temperatura corporal gira em 36 graus, não fará efeito em temperatura inferiores a 32Graus.
Outra observação é que o tratamento deve ser feito no aquário hospital sem uso de carvão ativado na filtragem.

Caso você tenha dificuldade em adquirir o medicamento por ele ser um antibiótico, explique ao atendente/farmacêutico para o quê vai usar e procure ir em farmácias de pequeno porte, tipo aquelas de bairro, pois lá a chance de vocẽ comprar é bem maior, sempre consegui comprar deste jeito.
Bom foi assim que consegui tratar alguns peixes meus com sucesso e espero que seja útil a quem precisar.


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Limpeza eficiente de gorduras e manchas de mãos e dedos no vidro do aquário ou outro vidro qualquer.

Ideias e dicas para facilitar a vida e até  economizar um pouco são sempre bem vindas.
Por isso vou deixar uma aqui hoje para que aquaristas e até donas de casa ou maridos que ajudam nas tarefas de casa podem fazer.
Sabem aquelas manchas de dedos e gorduras que a gente não gosta de ver em nossos aquários ou qualquer outro vidro?
Principalmente nos aquários, o aquarista geralmente pega um pano e álcool ou um limpa vidros para passar, onde limpa mas mesmo assim podem ficar aquele embaçado porque o pano só jogou a gordura de um lado para o outro.
Pois é; uma solução simples e barata vai resolver o problema.
Você vai precisar de alguns intens:

-Detergente, qualquer tipo
-1 bucha de limpeza daquelas verde e amarela
-1 colher de chá
-1/2 copo americano de água limpa ou uns 100mls.
-1 pano ou flanela limpa bem absorvente.



Modo de preparo e uso:

Encha a colher de chá com o detergente.
Misture com a água do copo mexendo pra ficar homogêneo (não há necessidade de fazer espuma)
Pegue a bucha, umedeça na mistura sem encharcar e esfregue por toda a parte suja do vidro.
Após esfregar pegue o pano seque bem e pronto, serviço feito!
Deixo aqui o vídeo no Canal onde demonstrei o processo todo para quem quiser ver, espero que gostem.



domingo, 4 de setembro de 2016

Purigem, o que achei?

Durante anos eu sempre usei na filtragem de meu aquário as seguintes mídias:
- Perlon (Lã acrílica) para filtragem mecânica
-Lava Natural "ainda vou falar dela" como filtragem biológica
-Carvão Ativado como filtragem química.
Porém como sempre me interessei por aquarismo, entrei em fóruns e sites onde até fiz grandes amigos a quem convivo até hoje.
 Neste meio tempo sempre li alguns relatos de quem usa a tal Purigem então resolvi conhecer.
Segundo a própria descrição de um dos fabricantes: "É um polímero poroso único macro-síntetico que remove as impurezas solúveis e insolúveis da água a uma taxa e capacidade que excede todas as outras por mais de 500%. Controla amônia, nitritos e nitratos através da remoção de resíduos orgânicos nitrogenados que poderiam liberar esses compostos nocivos aos peixes e toda biologia do aquário".
Imagem da seachem: 

Existem outras marcas com o mesmo efeito, porém esta é a mais conhecida atualmente.
Para ver isto na prática eu resolvi comprar uma bolsa do produto e usar em meu aquário.
Então posso dizer firmemente que vale a pena o investimento.
A água se torna extremamente cristalina em pouco tempo e isso é um orgulho para qualquer aquarista.
Sei que muitos aquaristas, especialmente quem tem plantados conseguem obter uma água extremamente limpa apenas com o superdimensionamento de sua filtragem biológica, o que é muito bom, mas não há como negar as vantagens deste produto e seu bom custo benefício, principalmente para quem não abre mão do uso da filtragem química como eu, criador de Ciclídeos onde não possuo muitas plantas em meu aquário.
Falando em custo benefício, a vantagem enorme sobre o carvão ativado é que apesar de ser mais cara, ela é regenerável e assim pode ser utilizada várias vezes através do processo que mostro aqui neste vídeo do canal:


Bom gente, relatei aqui o que achei de usar esta mídia filtrante a que hoje em dia não abro mão.
Agora é com vocês, se houver interesse, podem adquirir sem medo e irão comprovar o que descrevo aqui.
Pois depois que comecei a usar ela, não vi mais necessidade de usar o carvão, porém alguns aquaristas costumam adotar os dois, especialmente no caso de remoção de medicamentos da água, onde o carvão ainda é muito eficiente.

sábado, 3 de setembro de 2016

Feira de peixes ornamentais na Craisa em Santo André

No dia 31/08/2016 eu e mais um grande amigo também amante do hobby, fomos numa feira de peixes ornamentais em Santo André no grande ABC.
Ela é uma feira muito bacana para quem gosta de aquarismo e deseja encontrar muitas espécies de peixes com um preço abaixo dos praticados por lojas comuns de aquarismo.
No entanto, especialmente espécies de menor valor são comercializadas em atacado, ou seja, saquinhos com algumas unidades.
Porém se você tem alguns outros conhecidos aquaristas que costumam criar os mesmos tipos de espécies, podem combinar e comprar um saquinho com 6 Acarás Bandeira por exemplo e assim dividir entre os dois.
Peixes de maior valor como Discos e Papagaios você vai encontrar em saquinhos com apenas um.
Há também vários produtos para aquarismo, como condicionadores de água, termonstatos, rações, aquários, rochas, troncos, substratos, medicamentos, corretores etc. Porém estes os preços já são bem semelhantes aos de lojistas.

Além desta feira de Santo André no Craisa tem outra que se encontra em Guarulhos no Cecap onde são bem semelhantes, inclusive com alguns mesmos vendedores. Deixarei o endereço e horário de funcionamento abaixo para quem quiser visitar e escolher a melhor opção.

 CRAISA (no galpão do Mercado de Flores)
- Avenida dos Estados, 2.195 - bairro Santa Terezinha, em Santo André SP
Funciona todas as Quartas

Horário de funcionamento: Das 13:00 as 18:00

CECAP (Se encontra em frente ao Terminal Metropolitano de Ônibus)
-Av. Tancredo Neves, nº 244 Guarulhos SP
Funciona todas as Segundas

Horário de funcionamento: Das 14:00 as 18:00

Segue um dos vídeos publicados em meu canal feitos na feira de Santo André:




Apresentação


Olá a todos me chamo Adilson, sejam muito bem vindos a este blog criado para compartilhamento de informações sobre peixes ornamentais e até eventuais notícias sobre o assunto.

Nele vou procurar relatar algumas de minhas experiências e frustrações também relacionadas a esse hobby que está cada vez mais se expandindo mundialmente, além de assuntos e notícias que vierem a surgir e informações sobre espécies.
Junto com este blog também possuo um Canal onde posto alguns vídeos sobre meu aquário e dicas para iniciante onde neste link vocês podem chegar a ele.
Meu objetivo é compartilhar informações e aprender com todos que acompanharem.